Reencontros entre amigos e familiares, grupos para todo o tipo de assuntos, encontrar o amor e agora até compras se pode fazer. Isto, e muito mais, é o que as redes sociais têm para oferecer.
Resumindo, seja qualquer for a idade, o género, a religião ou o intuito, 99,9% da população mundial está em pelo menos uma das redes sociais existentes! São mais de 2 biliões de usuários no total de todas as redes sociais. Olha o que estás a perder se estiveres fora… Nunca terás 2 biliões de pessoas dentro de uma loja, escritório ou atelier. Portanto, let’s scroll and hear me out!
Segundo estudos, dos 2 biliões existentes, 12 milhões percorrem o Facebook e o Instagram pelo menos duas vezes por dia. E tu e eu somos dois deles…
Mas se isto ainda não é suficiente, ficam aqui 8 motivos pelos quais DEVES criar redes sociais para o teu negócio, seja qual for a área.
Noutro artigo escrito por nós deixámos um guia de como viver, sobreviver e crescer nas redes sociais, hoje explicamos-te a importância que isso tem.
1 – Autoridade
Criar autoridade passa por estar presente, interagir com o público e mostrar a experiência e conhecimento na área em questão. Responder aos comentários, fazer stories, publicar conteúdos com que as pessoas se possam relacionar e criar uma relação com a marca. Assim, o teu negócio será sempre lembrado.
2 – Divulgação
Divulgar uma marca ou negócio nas redes sociais é sem dúvida a opção mais barata e simples, com um alcance muito maior e com a possibilidade de dirigir a mensagem apenas ao público pretendido. Todas as plataformas têm ferramentas que permitem criar anúncios e divulgar conteúdos com retorno quase imediato.
3 – Análise de conteúdo
Através das redes sociais é possível analisar o retorno sobre o investimento (ROI). Com os painéis de análise disponíveis, como por exemplo o Google Analytics, é fácil saber a origem da audiência, a quantidade de leads geradas e qual a taxa de conversão dos artigos. A grande vantagem é poderes perceber o que funciona ou não e adaptares os conteúdos ao teu público alvo.
4 – Interação com o consumidor
Com as redes sociais existe uma interação direta com o consumidor através de comentários, gostos e compartilhamentos. Quanto maior a interação com as tuas publicações, maior o alcance dentro das redes sociais, maior o número de pessoas alcançadas, maior o fluxo de negócio e autoridade, tornando a tua marca conhecida!
5 – Otimização do SEO
Hoje em dia, ser um sucesso nas redes sociais já mexe com a posição de pesquisa nos mecanismos de busca da internet. O google considera os links dos perfis das redes sociais nos algoritmos de busca, dando vantagem às empresas que têm uma forte interação com o compartilhamento de posts e menções.
6 – Fidelização de clientes
A comunicação através das redes sociais é rápida e simples, levando a um relacionamento mais direto, aumentando o laço entre o consumidor e a marca, gerando confiança e, consequentemente, a fidelização do cliente. Tirar dúvidas, expressar opiniões ou solicitar um atendimento é imediato numa comunicação através das redes sociais. A marca passa a existir numa imagem de amiga que está disponível sempre que o cliente precisa.
7 – Conhecer o público alvo
Nas redes sociais existem métricas que te permitem construir estratégias de marketing e vendas com os resultados de cada conteúdo partilhado. Pelo comportamento a cada partilha, é fácil perceber que conteúdos atraem mais o interesse dos teus consumidores, o que te ajuda a traçar um perfil básico do teu público e a definir as próximas campanhas.
8 – Reduzir os custos em estratégias de marketing
Há uns anos, o marketing passava apenas pelos media tradicionais, o que era possível apenas para grandes marcas, devido ao orçamento que isso exigia. Ainda que esse método seja usado e eficaz, o marketing digital com o apoio das redes sociais é muito mais barato e com um alcance muito maior. Qualquer uma das opções exige recursos, tanto financeiros como de tempo, mas nas redes sociais os resultados são imediatos e mais interessantes.
Na Black Monster Media temos estratégias definidas para cada rede social, dependendo também de cada mercado e do objetivo de cada marca ou negócio. Vê alguns dos exemplos aqui.