fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Crowdfunding – A Arte De Ser Financiado

Em Portugal é cada vez maior o número de empreendedores e empresas. Talvez pelo tempo fechados em casa, com muitas horas de pensamentos no chuveiro, surgiram ideias brilhantes que levaram a um aumento de 36% do número de empresas.

E sim, a BMM entra

nas estatísticas…

Apesar das ideias fervilharem, nem sempre o dinheiro também o faz. Pequenas empresas, start-ups e associações muitas vezes recorrem ao digital, a plataformas de crowdfunding e a FB Ads para obterem algum apoio financeiro. Quer seja para a produção de novos produtos, para investimento na produção, ou para manter uma associação em funcionamento, campanhas de crowdfunding permitem criar uma comunidade que dá vida, ou impulsiona o crescimento, de negócios e não só. 

““Do your homework. Trying to throw together a campaign in a few days and thinking that you will shoot the moon is highly unlikely.” — Chris Muscarella of Field Company

Preparação, planeamento, brainstorming, e pesquisa a 1000%! Qualquer campanha precisa de muito planeamento, não é da noite para o dia que se alcançam centenas ou milhares de euros sem preparação. Há que estruturar.  

1 – Será que o meu produto já existe? O que tem de diferente? Que montante devo pedir?

Para iniciar uma campanha de crowdfunding é essencial fazer-se uma pré pesquisa de mercado – aka cuscar o que a concorrência anda a fazer. O que andam a criar as outras empresas da mesma indústria? Será que existem produtos semelhantes ao nosso? E os embaixadores será que são aos milhares ou às unidades?
É essencial também definir um objetivo realístico financeiro. Ver a performance de outras campanhas, perceber a conexão duração/objetivo, irá ajudar a definir objetivos tangíveis para a sua própria campanha. Nesta etapa as redes sociais irão ser uma ferramenta extremamente útil para a análise de mercado. Através de diferentes inquéritos, e sondagens irá conseguir perceber aquilo que o consumidor quer, tornar o produto o mais personalizado e apelativo para o público. 

2 – Criar uma comunidade pré-campanha

Antes da campanha ser lançada, há que despertar o interesse, fazer o teaser do que está para vir, criar o suspense para o sucesso! Tem que se deixar um cheirinho no ar… como as padarias fazem às 7h da manhã. 

No digital, usar FB Ads para recolher leads e subscrições para a campanha permite criar uma base de seguidores que irão estar mais propícios a ser o “boost” financeiro da campanha. 

Para captar ainda mais o leitor, nada como juntar uma landing page atrativa aos leads. A aparência importa no digital, não é a qualquer um que o utilizador fornece os seus dados pessoais, ainda mais para receber updates na sua caixa de 10 mil emails. 

3- Delinear o rascunho e pensar em regalias

Desde um título que imediatamente desperta conexão humana, um vídeo atrativo, histórias sobre aventuras e desventuras da empresa, e uma apresentação cativante do produto, a campanha irá ter de tocar emocionalmente o leitor, e mostrar que vale a pena investir no produto, ou na empresa. Explicar detalhadamente onde irá ser usado o dinheiro é essencial para não deixar o investidor na dúvida, e simplesmente fazê-lo agir! 

Optar por oferecer regalias ou ofertas aos embaixadores da campanha é também algo que pode ser delineado estrategicamente para obter mais fundos. Desde um desconto no produto futuro, como um menção pública ou envio de um kit de agradecimento pela participação, existem várias tentações a pôr em prática para alcançar a meta final. 

4- Definir embaixadores 

“If you launch your campaign with zero audience, you are launching to crickets.” — Khierstyn Ross of Crowdfunding Uncut

Existe uma comunidade inerente a todos os negócios: familiares, amigos, colegas de trabalho e aqueles que seguem e apoiam a empresa desde a sua criação. Encorajá-los a serem a alavanca do projeto, a prova numérica de que já estamos a impactar e a ter público crente na nossa campanha, irá levar a que investidores e grandes embaixadores considerem doar também o seu dinheiro. Uma campanha que está a 0€ durante muito tempo, facilmente perde a atracção de potenciais investidores. Há que contar com um apoio inicial a 100% e não esperar que os leads comecem a trazer resultados.

5 – Apoiar outros que também estejam a realizar campanhas

Ser um pouco humilde e procurar apoio em fóruns, grupos de Facebook, ou comunidades online irá permiti-lo criar conexões com outros experts do crowdfunding e com empresas que, definitivamente, irão ter dezenas de dicas sobre como melhorar a sua campanha

Para além disso é também uma forma de chegar a potenciais investidores!

6 – Estratégia do pós-crowdfunding

“Donor loyalty is not about the donor being loyal to you, it is you being loyal to the donor.” — Harvey McKinnon

Chegou a fase da festa, atingiu a sua meta e agora é o arranque dos produtos que sempre quis lançar, mas! Não se esqueça, há que manter os investidores atualizados. Uns updates na página da campanha, uns emails com muito mimo a agradecer e a mostrar o behind the scenes do projeto, envio das regalias que ficaram prometidas.. ainda há muito a fazer no pós-crowdfunding para além de celebrar! 

Agora que já lhe ensinámos a como pescar, está na altura de ir apanhar o peixe! Muita ponderação, resiliência, confiança, e principalmente preparação! Boa sorte.

 

Leave a comment

0.0/5

Go to Top

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.