fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Se o Marketing tivesse umas cuecas da sorte, qual seria a cor?

Pensar nas cores para um logótipo é quase como nós escolhermos as cuecas que queremos usar na última noite do ano. Se queremos atrair amor, vestimos umas vermelhas, se o plano é enriquecer, vestimos amarelo e o azul é porque toda a gente diz que sim e vai resultando de uma maneira ou de outra… Enquanto nós pensamos nisto uma noite por ano, as marcas preocupam-se com as suas cores muito antes de existirem.

Porque usa a Uber o verde e preto? Ou a Remax vermelho e azul? Ou o McDonalds o amarelo? Poderá o Marketing ser um arco-íris de hipóteses que tem realmente influência em nós?

A Psicologia das cores estuda como cada cor é identificada e analisada pelo nosso cérebro nas diferentes formas, o que influencia os nossos desejos, sentimentos e emoções. Segundo Neil Patel para o Quick Sprout “A cor representa 85% da razão pela qual se compra um produto específico”.

De acordo com alguns estudos, 93% dos consumidores consideram influente a aparência visual na sua decisão final de compra.

As cores e os símbolos são representantes universais de comunicação e é o significado e a perceção de cada cor que pode favorecer a tua campanha perante os teus consumidores.
Cada cor está associada ao marketing com uma mensagem, e cada mensagem passa os seus valores. Poderás verificar isso na imagem seguinte:

 

 

A tua estratégia de Marketing vai beneficiar muito se tiveres em consideração a Psicologia das cores e o princípio de Gestalt: “Para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo.” Ou seja, precisamos de analisar os processos psicológicos que o cérebro realiza para compreender os estímulos recebidos através da visão. Todos nós, inconscientemente, precisamos de organizar as informações recebidas, para podermos entender o “quadro” completo, atribuindo significados a cada detalhe e identificando-os. É também desta forma que fazemos associações psicológicas em relação às cores.

A cor escolhida deve ser usada em toda a tua estratégia: site, blog, redes sociais, logótipo, etc.

Atenção, não é tudo linear. Claro que há cores associadas a outro tipo de sensações, claro que há cores associadas a sensações muito opostas, claro que podes conjugar cores consoante a mensagem que queres passar, claro que a marca é tua e podes transmiti-la ao mundo como quiseres! Isto são apenas dicas de uma monstra curiosa, que ouviu falar de associação de cores no Homem que Mordeu o Cão e pensou como se poderia isto aplicar no Marketing. Havia milhares de coisas a saber! Obrigada Nuno Markl.

É fácil perceber que as pessoas associam certos comportamentos a cores relacionadas com marcas bastante conhecidas e isto acontece também no marketing. É muito importante entender cada cor, o que cada uma representa e a que estímulo está associada, para perceberes que efeito terá no teu público. Para facilitarmos este conhecimento, deixo aqui alguns significados das cores mais comuns:

⦁ Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência;

⦁ Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade;

⦁ Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, graciosidade, verão, desonestidade, cobardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo;

⦁ Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo;

⦁ Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição

⦁ Azul: fé, espiritualidade, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, conservador, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão;

⦁ Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimónia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade;

⦁ Castanho: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiança, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade;

⦁ Preto: poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, tristeza, remorso, raiva;

⦁ Branco: proteção, amor, respeito, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento, morte, frio, clínico, estéril;

⦁ Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico;

⦁ Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza;

Como vês, e como já referi anteriormente, pode existir o mesmo significado para duas cores ou a mesma cor ter significados completamente diferentes. Tudo isto vai-se realçar na forma como quiseres passar a tua imagem no conjunto de todo o design.

E isto influencia na tomada de decisão do meu público?

Sim! Segundo um estudo da Quicksprout, deixo-te aqui algumas estatísticas:

⦁ Os anúncios com cor são 26% mais reconhecidos pelos consumidores, do que se forem feitos a preto e branco;

A cor de uma marca aumenta em 80% o reconhecimento da mesma pelos seus consumidores;

⦁ Azul, verde e roxo são as preferências das mulheres. Os homens preferem azul, verde e preto;

⦁ As mulheres gostam menos do laranja, castanho e cinzento. Os homens odeiam laranja, castanho e roxo;

Outros estudos mostraram também que a cor leva a uma aceitação, maior ou menor, dos preços. Por exemplo, o vinho está associado a requinte e o preto a sofisticação, o que leva as pessoas a aceitarem pagar mais nestes produtos. Já a cor laranja, está associada à ideia de preço baixo e justo.

Um texto pode ser simples e a imagem pequena, mas a cor existente será sempre a primeira coisa e o mais rápido de assimilar por parte do consumidor e sabendo o significado de cada uma, nem vais precisar de palavras!

Então, se para cada cor podem existir dois significados iguais, como posso escolher a cor que pretendo sem lhe ser associado o oposto?

Simples! Precisas de fornecer algum contexto às pessoas. Isto vai exigir uma grande sensibilidade e muita pesquisa. Ninguém disse que ia ser fácil, mas vai compensar!

Primeiro tens de entender a cultura do teu público. As cores têm significado diferentes nos diferentes cantos do mundo relacionados com religião, história, superstições, entre outros. Hoje em dia é muito fácil ofender alguém, mas só porque existe informação suficiente para que isso se evite! Know your audience.

Segundo, acrescenta outros elementos ao teu logótipo, post ou anúncio que indiquem melhor o contexto em que estás inserido. O azul é a cor mais comum no nosso dia a dia e está associado a muitas coisas com significados diferentes. Quando colocada em estratégias de marketing, é importante dar-lhe um contexto, transmitindo o sentimento pretendido. As próximas três imagens servem de exemplo:

Na primeira imagem, dominam os sentimentos de ansiedade, tristeza e frio:

 

Na segunda imagem, conseguimos sentir o doce, a alegria e a juventude:

 

Por fim, nesta imagem são transmitidos sentimentos como a paz, a calma e o sossego:

 

A mesma cor, três imagens e tantos sentimentos diferentes. Percebes a ideia?

Não há nada como a primeira impressão, e no mundo do marketing isso resume-se à cor, ou conjunto de cores, escolhidos para a tua marca. Isto é como o cérebro humano funciona e vai-te ajudar em muita coisa na vida:

Só nos lembramos de 10% do que ouvimos, 20% do que lemos e 80% do que vemos e fazemos.

Ou seja, os elementos gráficos vão permanecer mais facilmente na memória, porque criam emoções mais rapidamente. Por isso, as cores do teu site, por exemplo, é que vão definir o tempo que as pessoas lá passam e se saltam para o ato de compra, ou não.

Quem te avisa, teu amigo é, e mais importante do que aquilo que deves fazer, é o que NÃO DEVES fazer. Há muitos erros comuns na escolha das cores. Tendemos sempre a ir para o que é mais familiar, ou o que faz mais sentido para nós. Pensa nisto quando tiveres que tomar a tua decisão:

Preconceitos: baseia-te em estatísticas e estudos feitos no teu país. Hoje em dia, assumires que o rosa é das meninas e o azul dos meninos, já nem está na moda.

Foca-te nos teus clientes: não és tu que vais comprar, por isso não são os teus gostos que contam, nem os dos teus colegas ou parceiros. Fundamenta a tua escolha, analisa os teus objetivos, a tua mensagem e as emoções que queres passar.

Número de cores: o ideal é um máximo de três cores para passares uma comunicação direta e simples. Pensa sempre 60-30-10: 60% de cor dominante, 30% de cor secundária, 10% de cor de destaque ou acabamento.

Harmonização: vê as várias paletas de cores, utiliza a teoria da roda de cores ou usa ferramentas se necessário, mas harmoniza a tua imagem. Há cores que não combinam e transmitem uma comunicação confusa. Esta é uma boa oportunidade de passares algum tempo no Pinterest.

Outras dicas importantes que podes e deves ter em conta:
A cor principal deve ser neutra, leve e suave aos olhos, principalmente se a escolheres usar como fundo;
⦁ Para as cores de destaque, pensa em cores fortes, sólidas e que deem contraste. São estes tons que vais usar em botões, CTA’s e links;
⦁ Realiza testes para saberes se as mudanças são positivas para a tua taxa de conversão;
Links em azul, chamam mais a atenção;
Preços a vermelho ou laranja levam a melhores resultados e são reconhecidos como preços mais baixos.

Não existe, ainda, uma fórmula secreta para descobrires que cor traz mais sucesso, ou mais dinheiro, ou mais clientes. Mas para teres uma noção, podes ver neste vídeo a evolução das marcas, quais as mais valiosas nos últimos 22 anos, assim como os seus logótipos, as suas cores, o crescimento e o valor de cada uma:

 


As cores têm um grande poder na comunicação! Provocam emoções, sentimentos, transmitem conceitos e ideias e influenciam ações e pensamentos e já percebeste o impacto que isso pode ter na tua estratégia de marketing. Se hoje fosse a passagem de ano, de que cor seriam as cuecas da tua empresa?

Leave a comment

0.0/5

Go to Top

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.