Andamos a escrever blog posts
por aqui já há alguns meses e sabemos que alguns de vocês têm acompanhado estes devaneios de escrita estóica, técnica e publicitária.
Somos uns monstros tão idiotas que no início do ano as ideias fervilhavam e lançámos um blog com diferentes secções – MonsterNess, Showcase Friday, Playlist Mensal, Artigos e Monster Cast. Isto é um blog à séria. Com posts frequentes, com conteúdo e com uma certa malvadez (já viram a MonsterNess criada pela nossa designer angelical?).
E agora perguntam vocês: mas é difícil criar conteúdo para o blog?
Depende do conteúdo, claro.
Começar pelo mais básico é o essencial, ou seja, por blog posts, por texto, por storytelling, por captação do leitor. Por isso, para todos os nossos leitores que querem escrever uns blog posts mas não sabem como começar, aqui fica…
Como escrever um blog post?
- Brainstorming nunca é demais.
“No fun for the writer, no fun for the reader” Robyn Smart
De que vale escrever um blog post que não motiva o escritor? Escritor aborrecido, leitor perdido.
Há que pensar em diferentes tópicos e ideias, perspetivas de escrita e no interesse que cada um dá à audiência. A teoria é fácil, mas na prática muitas vezes acabamos por ficar a olhar para o cursor a piscar enquanto se pensa, e pensa, e pensa.
Peguem numa folha, num caderno, num quadro, e comecem a rabiscar ideias, palavras-chave, tópicos trending e tópicos de interesse pessoal. Algo há de surgir e o cursor começará a avançar.
2. Número de Palavras
Um blog post não é um Ad ou um Tweet ou um Instagram post. Há um mínimo de palavras para ser considerado assim. Há quem diga pelo menos 600. Um texto longo o suficiente para não parecer um estudo de doutoramento, nem um post.
Qualquer texto muito longo torna mais difícil agarrar a atenção do leitor até ao fim, no entanto há blog posts que resultam com milhares de palavras, duas mil para ser mais precisa.
Textos mais longos significam mais detalhes, mais precisão e mais palavras. E de que precisamos nós para ter um ranking alto no google? Palavras! Palavras chave, palavras mais procuradas e keywords , para isso podem-se usar várias ferramentas para se pesquisar aquelas que estão trending.
Diferente conteúdo gera números diferentes de partilhas, em diferentes redes sociais. Por exemplo, um dos tópicos que gera mais partilhas, principalmente no LinkedIn, são os posts que nos ensinam a fazer algo. Como este! Como criar um blog post!
3. Usar e abusar de links
Uma forma simples de aumentar a visualização de qualquer blog post é através da utilização de backlinks. Ou seja, ligar a uma palavra um link, de forma a redirecionar o leitor para outra página. Aqui está a chave para que o blog post tenha maiores hipóteses de aparecer em posições mais altas no google. Utilizar backlinks de websites com elevado engagement ou visitas, contribui para o nosso próprio SEO. Backlinks funcionam quase como o selo de confiança entre sites, trata-se de confiança mútua. É um “tu dás cá e eu dou lá” entre blogs, digamos.
4. Imagens também comunicam
Texto é interessante, mas os olhos também comem. É por isso que utilizar imagens entre parágrafos é uma técnica simples mas eficaz de manter o leitor na página. Infográficos ou imagens com frases são uma boa opção de pausa no texto, são o estímulo para a leitura se tornar mais interessante.
5. Criar secções e divisões “highlighted” no blog
Pensemos em livros, jornais, revistas… dividem-se por capítulos ou secções bem assinaladas certo? As “gordas”, os sublinhados e os negritos tornam a leitura mais dinâmica, mais fácil. Manter a atenção parece mais simples com estas ferramentas. Nos blog posts a regra é a mesma, dividir o post e utilizar cores, negritos, sublinhados, tamanhos maiores, itálicos… há várias opções para estimular o cérebro de quem está a ler! Não se inibam com negritos, e o caps lock TAMBÉM É BEM VINDO. NÃO ESTAMOS A GRITAR, SÓ A CHAMAR A ATENÇÃO!
6. Escrever sobre um tópico trending
Há que falar sobre o que está a dar! Podíamos ter feito um post sobre o murro do Will Smith ao Chris Rock durante os Óscares, ou falar sobre a paz e guerra, mas não era um artigo sobre como escrever um blog post. É para isso que serve o brainstorming que referi anteriormente. Talvez para a semana se fale de murros e agressões na TV.
Mas pegar em tópicos do momento, que estão na boca das pessoas, nas primeiras páginas dos jornais e no topo do search tab do instagram é uma forma de atrair mais leitores para o blog. Afinal, quem ficou indiferente a uma crítica ao Will Smith nas redes sociais? Ou ao Chris Rock?
7. Analisar o engagement de posts
Ideias não vêm só de braisntorming. Depois da publicação de vários posts num blog é possível começar a perceber aqueles que metem o público ao rubro. Os que têm mais partilhas, comentários, gostos, etc.
Fazer a análise do engagement dos posts é essencial para um blog de sucesso. Não vale a pena escrever textos que não geram interação certo? Por isso, quando escreverem o vosso próximo blog post, não se esqueçam de espreitar as estatísticas!
8. Utilizar call to actions
Não só nas redes sociais se fazem call to actions. Terminar o post com uma pergunta ao leitor, incentivar à partilha nas redes sociais, remeter o leitor para as redes sociais, há diferentes formas de um blog post aumentar o engagement e não ser apenas um texto para ler e descartar.
Este é o básico para quem quer começar a criar blog posts. Só custa começar! E vocês que estão desse lado, em que tópico vão pegar para começar a rabiscar?
Inspirem-se nas criações destes monstros.