fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Consistência na vida e no marketing

“Consistency is the true foundation of trust. Either keep your promises or do not make them.”

 

 

 

Roy T. Bennett

Consistência é confiança.

Antes de passarmos à importância da consistência no marketing, há que entender o impacto que tem a nível psicológico em nós, meros seres humanos que adoram posts e likes e scrolls.

Segundo o livro “Influence: The Psychology of Persuasion”,  a psicologia define consistência comportamental como a tendência de alguém se comportar de uma forma que vai ao encontro de comportamentos ou ações passadas.

A consistência de comportamentos torna mais fácil ao ser humano tomar decisões e manter-se consistente a estas, em vez de tomar decisões novas cada vez que é apresentado um problema.

 

Num ponto de vista social, ser consistente também nos permite criar empatia e laços mais rapidamente. É uma característica da evolução biológica, da sobrevivência. Ser consistente evita conflito.

Como Robert B. Cialdini afirma no livro, “assim que tomamos uma decisão ou uma posição, iremos encontrar pressões pessoais e interpessoais que nos levam a ser consistentes com esses compromissos assumidos. Essas pressões levam-nos a agir de maneiras que justifiquem as nossas decisões.”

Por exemplo, se assumes um compromisso de te encontrares com alguém todos os dias e começas a falhar, isso traduz-se em riscos interpessoais futuros. Esses riscos podem ser transmitidos como mensagens de incompetência, desilusão, frustração, ou raiva. Assim, é criada imensa pressão para nos mantermos consistentes. É por isso que quando cancelamos planos ficamos com um peso na consciência, sabemos que estamos a desiludir o outro, a mudar a nossa decisão inicial e a criar inconsistência. 

Facilmente conseguimos perceber que também uma marca tem de assumir esta consistência para ter sucesso. Os seres humanos gostam de consistência. O dia nasce, há um nascer do sol, um pôr do sol, uma rotina, fomos programados biologicamente para a consistência!

Então, o que significa uma marca ter consistência?

Passa por lançar conteúdo com uma frequência constante, responder a emails e mensagens de clientes (ninguém gosta de esperar dias ou semanas por uma resposta), passar uma mensagem constante, manter um estilo e demonstrar valores assumidos anteriormente.

 

Conteúdo constante

Uma marca ao definir dias e horas para publicações está a assumir um compromisso e a criar expectativa na audiência. Por exemplo, quando acompanhamos uma série sabemos que o próximo episódio a ser lançado será dia X à hora Y, certo?

Ficamos em suspense, ansiosos, curiosos e a nossa criança interior fica aos pulos!

Redes sociais não são diferentes. Manter uma estratégia de publicações constrói confiança e credibilidade na marca. 

Existem várias plataformas para uma melhor organização de agendamento de posts, mas sabias que através do Facebook Business Suite podes fazer esse agendamento tanto para o Facebook como para o Instagram?

 

Criar interação

Todos os dias às 9h da manhã há um café que publica uma story com uma pergunta. Todos os dias eu vejo. Será que fico com vontade de responder?

Ao primeiro dia não, mas passado um mês a probabilidade de ter respondido a algumas é alta.

Conteúdo consistente e interativo permite criar uma relação mais próxima com os clientes. Stories são um ótimo exemplo para isso.

Podemos fazer perguntas curtas e diretas, criar sondagens, abrir um espaço de discussão. Podemos aprender com a nossa audiência o que eles querem.

 

Manter um estilo de voz

Empresas com equipas de marketing onde cada designer, copywriter ou videógrafo tem um estilo criativo diferente, pode criar inconsistência no estilo da mensagem ou voz da marca.

É importante definir um plano de comunicação que toda a equipa deve seguir.

Podes ver nos exemplos em baixo como marcas diferentes decidiram comunicar com o público de maneiras completamente distintas.

 

 

Uma marca que se caracteriza bem pela sua mensagem masculina e repleta de humor. Já num post anterior tínhamos falado sobre o impacto do humor para uma marca, e este é um exemplo em cheio.

 

SuperBock

A marca Portuguesa redefiniu a sua mensagem para tocar no coração dos clientes e ser mais humanizada. Empatia, genuinidade e alegria caracterizam bem a Superbock que conhecemos hoje em dia.

 

 

 

Harley Davidson 

Confiança, segurança e poder definem a mensagem da Harley Davidson. Uma marca que se distingue também pela sua classe e elegância!

 

Control

 

A Control não passa despercebida a ninguém. Muito humor, ousadia e genuinidade numa voz bem forte desta marca. 

Piadas geram partilhas, e a marca usa e abusa delas. É uma marca que deixa o público à vontade e torna um assunto tabu algo descontraído.

Interação é o que não falta nas redes sociais da Control. 

Se uma marca quer ser facilmente reconhecida tem de ser vista várias vezes, tem de manter a sua mensagem, imagem e valores consistentes. Marcas consistentes significam maior confiança, que significa maior lealdade do consumidor, que significa maior sucesso!

Leave a comment

0.0/5

Go to Top

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.