Ser amigo do ambiente, tomar decisões mais conscientes ou mudar os hábitos de consumo,
são apenas algumas das coisas com que praticamente todos nós nos preocupamos hoje em dia.
Se todos o fazemos? Não, mas a adesão é cada vez maior.
Que estas questões preocupavam uma grande percentagem da população, nós já sabíamos, mas estava difícil que as marcas fizessem alguma coisa em relação a isso.
Finalmente o cenário mudou e a consciência empresarial tornou-se presente.
Mudanças em diversos departamentos, como na produção, vêm mostrar ao público que estas questões estão de facto noutro patamar.
Nada disto chega para salvar o mundo da crise ambiental que está a passar, acordámos tarde infelizmente, mas pode sempre atrasar o processo e se todos colaborarmos alteramos também as mentalidades atuais e futuras, incentivando a melhores hábitos.
O texto de hoje teve origem numa notícia que vi e partilhei com os monstros. É o início de uma nova tendência que me deixa feliz e esperançosa!
“Lidl testa a venda de detergentes a granel”
Já há dois anos que adotei novas formas de consumo (nem tudo foi mau na pandemia), mas compras a granel estava extremamente difícil por não haver grandes opções!
E porquê a venda a granel? No que ajuda e quais as vantagens?
1. Ajuda o ambiente
Quando compramos a granel não utilizamos embalagens, ou se esse for o caso, são embalagens reutilizáveis. Poupamos no plástico e evitamos a sua produção excessiva, cujo destino costuma ser o lixo.
“Cada alimento no seu galho”, enquanto que para frutas e legumes podemos usar um saco de pano, vamos querer reutilizar frascos de vidro para grão, feijão e até compotas. Tem sacos específicos para os chás e recipientes grandes para os detergentes, todos eles preparados para serem usados mais do que uma vez.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
- Evita a contaminação através de resíduos
Embalagens de plástico podem libertar substâncias nocivas para os alimentos quando aquecidas. Ainda não existe nenhum estudo que comprove a relação entre este facto com o desenvolvimento de doenças, mas ao evitar embalagens pode estar a contribuir para uma melhor saúde.
Então se o alimento não for aquecido no plástico, está tudo bem? Para já sim, mas não significa que não possamos já tornar a compra a granel o novo hábito. Para além disso, conter os alimentos em embalagens de vidro aumenta a durabilidade dos mesmos.
- Alimentos sempre frescos
Não existe data de validade para produtos comprados a granel. Isto implica maior atenção para não deixar estragar os alimentos, mas não havendo embalagens a validade não é necessária e os alimentos são mais saborosos e saudáveis.
- Evitamos o desperdício
Quando compramos a granel, não existe uma quantidade
Quando compramos a granel, não existe uma quantidade mínima ou máxima do produto que pretendemos adquirir. Ou seja, vamos comprar apenas aquilo que sabemos que vamos consumir, evitando que a comida se estrague e, consequentemente, evitando o desperdício.
- É mais barato!
Se nada te convenceu até aqui, aposto que agora mudas de opinião.
Não existem embalagens, logo não existem custos de embalamento ou armazenamento na fábrica, só pagas o alimento em si, por isso é muito mais barato! E se compras só a quantidade que precisas para evitar o desperdício, como já referimos, então também compras menos, logo gastas menos.
A própria DECO fez contas “…e concluiu que comprar a granel é mais barato em comparação com os mesmos produtos que vêm em embalagens. A associação analisou o preço de alguns produtos e concluiu que “avulso é mais barato” em 65% dos casos.”
Ou seja, menos dinheiro, mais qualidade de vida e um planeta mais saudável!
A venda a granel tem vindo a ganhar espaço na vida de muitos europeus, incluindo dos portugueses.
Nos dias de hoje já é possível comprar vários produtos a peso e em alguns casos utilizar os próprios sacos ou frascos, evitando o uso do plástico.
Mas onde?
Em Coimbra, na cidade dos monstros, temos a Nutrição a Granel.
Como mãe, nutricionista, e agora empreendedora, Ana Patrícia Pinto abre a Nutrição a Granel como resposta à falta de oferta que sente no mercado. Uma loja na zona do Vale das Flores, onde podes fazer as tuas compras de imensos produtos!
Chás, especiarias, detergentes, grãos, farinhas, cereais… A lista é infinita! A aposta em produtos nacionais e biológicos, apoia a economia circular e contribui para uma alimentação mais saudável. Para além disso ainda podes usufruir de aulas de yoga, massagens, diversas terapias e workshops.
No resto do país a oferta vai aumentando e já existe uma ajuda para encontrar onde!
Criado por Catherine Francisco, membro do grupo do facebook Lixo Zero, o website mostra todas as lojas disponíveis e que produtos vendem: www.agranel.pt.
Se vais abrir uma loja ou conheces alguma que não esteja na lista, podes acrescentar!
Enquanto o comércio local que aposta em venda a granel não cresce, é importante que as grandes superfícies criem opções, como é o exemplo do Lidl.
No Brasil, a Nestlé abriu a opção de vender a granel para comunidades carentes.
Na Alemanha, a Nivea criou uma máquina que permite a reutilização de embalagens de sabão, evitando assim mais produção de plástico. Ainda com algumas limitações, já mostra o início de uma evolução no embalamento e armazenamento de novos produtos.
A mudança é possível e começa em nós, todos.