A semana passada falávamos de como era importante para os negócios estarem presentes nas redes sociais e apresentámos vários porquês.
Nas próximas semanas falamos de cada rede social como se fossem todas uma grande novidade, elaborando as características e vantagens de cada uma para o teu negócio!
Criar a página ou o perfil e esperar que a magia aconteça seria um sonho, mas ter êxito através das redes sociais envolve muito trabalho e dedicação, levando a um dinamismo e reconhecimento que compensam bastante.
Os consumidores utilizam estas páginas para esclarecer dúvidas, avaliar outras opiniões e para fazer comparação de marcas, por isso é preciso estar presente, atento e responder sempre que possível.
Comecemos pelo “mano mais velho” das redes sociais, o Facebook.
Embora o número de utilizadores esteja em decréscimo, esta ainda é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de perfis ativos, a ordem dos países com mais contas de Facebook é Estados Unidos da América, Índia e Brasil.
No Facebook, como já sabes, podes partilhar vídeos, textos, imagens, ou até misturar tudo numa publicação só! Mas o que distingue o Facebook de todas as outras é a possibilidade de patrocinar as campanhas, colocando anúncios e publicações em destaque, o que vai ajudar a aumentar o alcance de todas as ações! Esta rede social é sem dúvida a mais importante numa estratégia de marketing para qualquer negócio.
É perfeita para manter o contacto com os clientes através de mensagens diretas, ajuda a atrair novos consumidores pelo alcance que consegue atingir e identifica novas oportunidades. Usar o Facebook para partilhar conteúdo aliado a uma estratégia de marketing é uma excelente oportunidade para levar materiais relevantes ao público alvo que definires!
Sabendo utilizar o Facebook a favor da tua estratégia de marketing é garantires mais visibilidade online da tua marca ou negócio, mais interação com o teu público, mais tráfego do teu site e mais vendas, logo mais lucro!
Estares no Facebook, é estares mais perto de 77% de todos os acessos às redes sociais. De todas as que existem, esta é a representação da rede criada por Zuckerberg.
Com uma página ativa, os teus clientes podem expressar opiniões, podes visitar mais marcas da área em que estiveres e avaliar os resultados de campanha para campanha, adaptando e melhorando os conteúdos de acordo com o que o teu público “pede”. A possibilidade de gostar, comentar e compartilhar as publicações, faz com que as mesmas apareçam no feed dos amigos dos usuários que interagirem, aumentando assim o alcance dos posts.
Planear a tua estratégia no Facebook é simples! Através dos insights que a página permite avaliar, consegues saber o perfil e as preferências do teu público alvo e adequar as campanhas de marketing no Facebook.
É importante publicar conteúdo que não esteja apenas relacionado à página. Ou seja, nem tudo é comercial! Têm de existir publicações de naturezas diferentes, como por exemplo de interação, de informação, dicas, piadas, brincadeiras, entre outros. Não queremos uma página só para vender, mas sim para criar relação com quem vai comprar. É assim que criamos a nossa autoridade e reconhecimento e nos destacamos da concorrência.
Resumindo, apenas 25% da campanha deve ser institucional.
Outra ferramenta útil e indispensável no Facebook, é o Facebook Ads. Esta permite a segmentação avançada do público, considerando o género, idade e localização, e ajuda a alcançar a audiência perfeita, mesmo com baixo investimento.
Em último, revelamos as funcionalidades do Facebook que podem ajudar o teu negócio:
Grupos: podem estar associados à página, criando mais relevância. Podes criar interação com o público através de discussões;
Messenger: mensagens diretas aos clientes;
Comment Guard: envio automático de mensagem privada a todos os usuários que comentem as publicações, gerando interação;
Convites: envio de convites de interação, como por exemplo gostar de uma página ou confirmar presença num evento.
Escusado será perguntar se tu já tens Facebook, mas e o teu negócio? Já lá está?