Há milhares de eventos à nossa volta.
Tudo é um motivo de fazer um evento, organizar uma festa e claro, criar um grupo e WhatsApp para “reunir” toda a informação com os convidados.
Objetivo: um evento é uma forma muito forte de comunicação, mas a mensagem só será clara se assim for o objetivo do mesmo. A clareza do objetivo é diretamente proporcional aos resultados do evento.
Tipologia: a indústria dos eventos tem evoluído e sofrido muitas alterações, especialmente numa situação pós-pandemia. Na maioria das empresas, para além dos eventos presenciais tradicionais, já existem planos de comunicação com eventos digitais ou híbridos.
Experiência: queremos marcar os convidados com ideias e ambientes apropriados à mensagem que se quer transmitir.
Efeito Surpresa: ainda que queiramos que o público saiba para o que vai, qual é a celebração, se existe ou não dress code, etc.,deve existir sempre algo que surpreenda as pessoas, tornando o dia memorável.
Resultados: o retorno do investimento feito num evento é, normalmente, imediato. Contudo, deve existir uma avaliação dos resultados para comparação a experiência passadas e organização de eventos futuros. Existe sempre espaço para melhorar!
Focando no objetivo dos eventos, este pode passar pela divulgação de marca, recrutamento, comunicação interna, lançamento de um produto, e muito mais.
Para cada uma destas opções, a organização deve ser específica, detalhada e sob um orçamento pré definido.
Todos os cenários devem ser pensados e elaborar soluções para os demais problemas que podem surgir! No mundo dos eventos não existem percalços, só existe pouca organização.
Por último, não esquecer a comida, a música, a bebida, organização de sala e de mesas se necessário, dress code, decoração… Mas isto já dá outro post!
Estás pronto para organizar o próximo evento social ou organizacional? Eu já criei o próximo grupo de WhatsApp necessário e vou inaugurar a minha nova casa!