K-Pop: Dreamcatcher
내꿈꿔! 안녕하세요, 드림캐쳐입니다!”
Algum InSomnia aqui?
Hoje falamos um pouco sobre K-pop! Mais especificamente do grupo Dreamcatcher, que regressou a Portugal no dia 3 de março de 2024
Não foram as Dreamcatcher que me envolveram no mundo do K-pop, no entanto, é o meu grupo favorito por não seguirem os padrões dessa cultura, por terem liberdade de expressão nas suas músicas e por criarem sempre uma história por de trás de cada álbum. Nunca desistiram do seu sonho mesmo enfrentando dificuldades no meio artístico, o que as fez terem de recomeçar a sua carreira.
Dreamcatcher (드림캐쳐)
Originalmente, formado sob o nome MINX e constituído por 5 membros: JiU, SuA, Siyeon, Yoohyeon e Dami, estrearam em 2014 com o single álbum “Why Did You Come to My Home?” e o grupo tinha como género musical o Bubblegum Pop.
Dreamcatcher é um grupo coreano que estreou em 2017, composto por 7 membros:
JiU 🐰, SuA 🐥, Siyeon 🐺, Handong 🐱, Yoohyeon 🐶, Dami 🐼, Gahyeon 🦊.
Com o primeiro single álbum “Nightmare”, com a title track “Chase Me”, uma mistura de Nu Metal e Rock.
O símbolo do grupo é um caçador de sonhos (Dream Catcher), que é um amuleto que se coloca perto da cama e que afasta os pesadelos.
As Dreamcatcher têm tudo o que é atraente no K-pop. Elas apresentam uma diversidade de estilos musicais que as diferencia de outras bandas. O grupo na altura ganhou atenção por causa dos visuais e performance do K-pop mas com a sonoridade de rock.
Com o álbum “Nightmare”, originou-se arcos de histórias / lores. Iniciam-se com “The Nightmare Series”, com a existência de dois arcos “Origin” e “Modern Nightmare”. O primeiro com as músicas Fly High, Chase Me, Good Night, You and I. O Segundo com What, Piri, Breaking Out. Onde cada membro representa um pesadelo ou medo, o que implica que nem o caçador de sonhos (dream catcher) pode proteger.
Pesadelos/medos:
- Jiu: Ser perseguido por alguém. Música: Fly High;
- SuA: Ser contida, não conseguir mover o corpo. Música: Goodnight;
- Siyeon: Claustrofobia. Música: Breaking out;
- Handong: Escopofobia, medo patológico de ser observado. Música: Chase me;
- Yoohyeon: Medo de se perder em um lugar desconhecido. Música: Goodnight;
- Dami: Algofobia, horror patológico à dor. Música: Chase me;
- Gahyeon: Pesadelo de cair. Música: Goodnight.
Resumidamente, os outros arcos são o “Dystopia” que fala sobre discurso de ódio. Consiste em três álbuns: “The Tree Of Language”, “Lose Myself” e “Road to Utopia” com as músicas principais: Scream, BOCA e Odd Eye.
Em seguida vem o arco “Apocalypse” que é sobre salvar a terra. Também consiste em três álbuns: “Save us”, “Follow us” e “From us” com as músicas principais: MAISON, VISION e BONVOYAGE
O logotipo das Dreamcatcher é sempre um caçador de sonhos, onde este varia sempre em cada álbum.
Ao longo da carreira mostraram que o seu talento é ilimitado e têm um charme único através de músicas dinâmicas com as suas vozes poderosas, contando ainda com baladas de vocais suaves. Lançaram não só vários miniálbuns como também dois álbuns de estúdio: “Dystopia: The Tree of Language”, em 2020; e “Apocalypse: Save Us”, em 2022, que contêm mensagens sobre questões ambientais, um fator preocupante para a sociedade atualmente. Também fizeram uma colaboração com o jogo Girl Cafe Gun, dando a origem a música R.o.S.E BLUE.
O seu último lançamento foi o nono miniálbum “VillainS”, com a title track: OOTD, que tem a descrição oficial:
“A cada momento das nossas vidas, fazemos escolhas, grandes e pequenas, que criam inúmeros mundos. Essa é a história de um vilão, uma pessoa perversa. Uma coroa com o poder de possuir pessoas, e para cumprir essa coroa, o vilão às vezes escolhe ferir, manipular e avançar. OOTD (Outfit Of The Day) é uma grande parte da identidade do “eu”, mostrando o narcisismo das fortes convicções, arrogância e ganância transparente do vilão”
Lightstick
No mundo do K-pop, cada grupo tem o seu lightstick com um design único. São utilizados pelos fãs durante os concertos para apoiar o grupo, mudando de cor consoante a música. Estes também servem para identificar a comunidade de fãs, já que não existem lightsticks iguais.
Em 2019, a empresa comunica oficialmente as cores do grupo, sendo estas: Pantone Black 6 C, Pantone 7623 C, Pantone P 10-6 C
Em janeiro de 2021, foi oficialmente anunciado o lightstick, com o nome de MongMongie (몽몽이).
As Dreamcatcher não são Dreamcatcher se não saírem da caixa e fizerem algo para chamar a atenção e serem diferentes dos outros grupos. Com isto, lançaram o maior lightstick do mundo do K-pop, podendo ser comprado conjuntamente com um robe. Sim, um robe como os magos e feiticeiros utilizam!
O lightstick das Dreamcatcher tem de comprimento 785mm por ter duas extensões ao comprimento usual dos lightsticks. A parte superior contém uma esfera transparente que tem detalhes em vermelho, a pega contém o nome do grupo escrito a dourado, o botão de ligar e desligar, e um encaixe para as extensões, estas contendo um texto que é uma parte da letra da música Full Moon.
Curiosidade: Por causa das extensões é possível estender o lightstick até 2 metros!
Finalmente o FIRST WIN! // Conquistas
Foi a 20 de abril de 2022, depois de 5 anos de carreira, que tiveram a sua primeira vitória (FIRST WIN)! Foi o dia mais emocionante para o grupo. Receberam o seu primeiro troféu no programa de música “Show Champion”, com a música MASION, troféu este que foi disputado com grupos de grande dimensão de fãs como BIGBANG, DKZ, IVE e Onew (SHINee).
Dreamcatcher fez um discurso, agradecendo aos fãs pela conquista e a todas as pessoas que participaram nos bastidores do grupo até à vitória.
A partir daqui as Dreamcatcher lideraram o iTunes Worldwide Album Chart dos EUA seis vez e lideraram os charts de álbuns em 12 países. Ganharam mais três trofeus de programas de música com os títulos MASION e BONVOYAGE.
Em 2023, foram reconhecidas pela revista Forbes Korea, ganhando o título “Best K-pop Idol (Female)”. Ainda nesse ano, ganharam o “Best Choice Award” no Asia Artist Awards (AAA), que é a maior entrega de prémios da Coreia do Sul, que acontece anualmente para honrar os artistas mais notáveis que englobam áreas como televisão, cinema e música.
Dreamcatcher em Portugal
As Dreamcatcher vieram a Portugal pela primeira vez a 16 de fevereiro de 2018, na sua primeira Tour “FLY HIGH”. Esta tour foi possível graças aos fãs, através da MyMusicTaste, serviço online que permite aos fãs pedirem aos artistas para irem às suas cidades atuar.
O regresso
Recentemente, em 2024, as Dreamcatcher fizeram um World Tour [Luck Inside 7 Doors], passando por Lisboa no dia 3 de março, na LAV – Lisboa ao Vivo. Depois do concerto, houve um Meet & Greet para quem o adquiriu, que incluía uma foto de grupo, hi-touch, um mini poster assinado e photocards.
No concerto cantaram 24 músicas pela seguinte ordem:
Intro: This My Fashion; OOTD; Black or White; YOU AND I; DEMIAN; Propose, Rising, Fairytale; Diamond; Wake Up; The Curse of the Spider; Scream; Shatter; Deja Vu; To. You; Lullaby; Mayday; New Days e Silent Night
Recomendações
Para quem não está familiarizado com o mundo do K-pop e tem alguma curiosidade, aconselho começarem pelas Dreamcatcher. Este grupo é uma boa introdução devido à sua diversidade de estilos musicais. Deixo aqui algumas sugestões da discografia delas:
As mais conhecidas, que são as title tracks:
- Scream: Electronic Rock;
- OOTD: Pop Punk, Rock;
- BOCA: Moombahton Rock;
- BEcause: Nu metal, Rock, Hip Hop;
- MAISON: Electronic Rock, Nu Metal;
- BONVOYAGE: Progressive Rock;
- Piri: Alternative Rock, EDM, Trap;
- Deja Vu: Symphonic rock.
Algumas das minhas músicas favoritas:
- Jazz bar: R&B, Smooth Jazz;
- Silent Night: PsyTrance, Synth-Pop e Rock;
- Red Sun: Alternative Rock curiosidade: Quem criou a coreografia foi a SuA;
- Black or White: Funk Pop, Rock;
- In The Frozen: EDM, Trance, Trap;
- No more: J-Rock, J-Pop;
- The curse of the Spider: Rock, Metal, Pop.