Sei que muitas vezes a preguiça prevalece e leva sempre a sua avante, mas devíamos pensar melhor no nosso look e na mensagem que este poderá transmitir.
Todos sabemos que utilizamos o vestuário como algo para cobrir o nosso corpo mas para além disso, tudo o que usamos e mostramos é um meio de comunicação.
A imagem pessoal representa não só a nossa essência, mas também o que queremos que as outras pessoas pensem de nós. Passamos uma imagem através da forma como vestimos, falamos e agimos.
“Clothes change our view of the world, and the world´s view of us.”
Virginia Woolf
É inegável que a natureza humana é um produto social e que a sua expressão se dá por intermédio da justaposição de símbolos. Associado a uma peça de roupa, o nosso corpo passa a ser um produto de sentidos, um meio de comunicação.
A forma como expressamos o nosso estilo pode mudar ao longo dos anos porque também nós mudamos com a evolução da sociedade. Interações com outros, viagens, livros, filmes, alteram a nossa visão do mundo e o nosso comportamento, e acabamos também por alterar a mensagem que queremos fazer passar. Adicionamos e removemos elementos do nosso look, mas a nossa essência mantém-se, não mudamos quem somos.
Algumas mensagens que o nosso vestuário pode transmitir:
MASCULINIDADE – calças, gravata, ombros largos, tecidos pesados ou rústicos.
FEMINILIDADE – saia, decotes, cintura marcada, tecidos delicados (renda, cetim), estampados florais.
MATURIDADE SEXUAL – roupas justas, tecidos transparentes, brilhos, salto alto, cores neutras, decotes e rachas nas saias, peças lisas (sem estampados).
IMATURIDADE – roupas desestruturadas e largas, calças de ganga, estampados infantis, cores vivas, calçado raso, elementos de vestuário infantil (golas largas e redondas, mangas balão, suspensórios, panamás).
INTELIGÊNCIA – óculos de leitura, meia-calça preta, cores escuras, pasta de documentos.
CONFORMISMO – peças de roupa insípidas, cores discretas, vincos bem passados.
REBELDIA – vestuário e cortes de cabelo extravagantes, tatuagens, piercings, calçado esquisito.
CRIATIVIDADE – conjugação de diversas cores e estampados.
RIQUEZA – jóias, marcas famosas, perfume, roupas novas.
IDADE – apego a estilos passados.
Hoje em dia a moda é feita de desconstrução de estilos o que pode desafiar na descodificação das mensagens tradicionais transmitidas pelo vestuário. Podem gerar novas interpretações, novas ideias. Assim como o estilo evolui, a mensagem evolui com ele.
Independentemente de tudo, a comunicação existe e vai sempre existir. É um elo que nunca se vai quebrar e do qual nunca te deves esquecer. Estilo é intenção e comunicação.
Por isso, não te vistas no escuro.