Poucas eram as empresas preparadas para esta pandemia, ou com um plano de contingência preparado para uma situação assim!
Se nos dissessem há dois anos que estaríamos onde estamos hoje, ninguém acreditava. Imaginar que mudaríamos toda a nossa realidade pessoal e profissional para dentro de quatro paredes, que trabalhar, comer, relaxar e dormir passaria a ser tudo feito dentro do mesmo espaço e pior que isso, que sobreviveríamos! As coisas que o ser humano consegue ultrapassar…
Acredito que não só tu ultrapassaste esta prova de fogo, como a tua empresa ainda está intacta! Mas tens tudo o que é preciso para que essa assim se mantenha?
Milhares de empreendedores perderam os seus negócios por todo o mundo! Em Abril de 2020, Portugal já contava com um quinto de empresas com portas fechadas de todos os setores.
Segundo a Advertiser Perceptions, no início da pandemia, nos Estados Unidos, 81% das empresas retiraram os seus anúncios e congelaram os seus orçamentos elaborados para ações de marketing e publicidade e 68% desses planeiam manter-se assim no próximo ano.
O segredo da evolução empresarial está no acompanhamento do seu público.
Se temos uma comunidade fechada em casa, unida pela internet, é aí que quero ter a minha empresa presente! A estratégia não tem, nem deve ser cancelada, mas sim repensada.
No último ano em Portugal, as lojas on-line aumentaram 90% e as vendas 50%! Empresas como os CTT, por exemplo, cresceram mais num ano do que nos cinco anteriores. A presença on-line é obrigatória!
A boa notícia é que estar na internet, em pleno século XXI é fácil de fazer, a má é que todos vão pensar como tu.
Como é que te podes diferenciar?
É isto que precisas de saber!
Sabias que a forma como partilhas o teu conteúdo é um factor bastante importante? Teres uma página de redes sociais dinâmica, divertida e atual são coisas a teres em conta. Aqui encontras as ações principais para tornares o teu negócio infalível no Digital!
1. Define o teu público alvo
Pensa a quem te queres dirigir. Tens de conhecer os consumidores atuais e quais os que se poderão tornar utilizadores do teu produto ou serviço. Faz uma pesquisa à volta desses utilizadores e tenta perceber as suas necessidades e como podes usar o teu produto para lhes despertar interesse.
2. Define os teus meios de comunicação
Dependendo do teu produto ou serviço, terás de definir qual o melhor meio para anunciares a tua campanha: televisão, jornais, revistas, flyers, publicidade online, mupis, outdoors, mailing, newsletter, etc.
O importante é escolheres o que melhor se adequa à tua campanha e à imagem da tua empresa e/ou do teu serviço.
3. Vê outras campanhas
Vê várias campanhas que te chamem a atenção e tenta perceber o que é chamativo e de que forma se pode adaptar ao teu negócio. Faz o exercício em ti mesmo e coloca-te no lugar do consumidor, pensa o que te suscitou mais interesse, ou curiosidade.
4. Analisa a concorrência
Conhece as campanhas de outros negócios que tenham o mesmo produto. O que estão eles a fazer e como te podes diferenciar?
5. Define objetivos
É super importante que definas bem o que pretendes com a campanha, pois isso pode mexer com várias das estratégias definidas. Queres novos clientes ou fidelizar os que tens? Queres aumentar as vendas? Queres chegar a mais pessoas? Queres anunciar um evento? Qual é o grande objetivo da tua campanha?
6. Desenvolve o conteúdo
Esta é a hora de ser criativo! As imagens, os textos e como os estruturar uns com os outros é o que vai definir a imagem da tua campanha! Tens de passar a mensagem adequada ao teu público, considerando os vários gostos e realidades.
Pensa na linguagem que queres usar, mas garante que crias curiosidade e urgência nos teus leitores com textos apelativos.
Não te esqueças de manter como principal a maior caraterística do teu produto ou serviço! É isso que vai chamar a atenção inicial.
7. Acompanhamento e resultados
Depois de todas as etapas concluídas, analisa a situação, os prazos, as promoções, os elementos de marketing e determina a medição da eficácia da tua campanha após implementação. Deves, ao máximo, ter um relatório diário da tua campanha para fazeres as alterações necessárias desde o início, de forma a te manteres no caminho certo! Há ferramentas que te podem ajudar com isso, como por exemplo, o Facebook e o Creator Studio que te dão todas as estatísticas relacionadas com os posts, seguidores, vídeos, etc.
Conhece o trabalho da Black Monster Media para veres bons exemplos de campanhas de marketing: www.blackmonstermedia.com
A tua aposta numa campanha de marketing tem de ser vista como um investimento e existe um mar de opções de empresas criativas e cheias de ideias para ti, mas tens de pensar no que mais se adequa aos teus objetivos!
Se, por outro lado, já atacas em todas as frentes dentro do teu negócio, precisas de repensar o que estás fazer! A presença no mundo digital pode não bastar e a pandemia veio realçar isso! A competitividade cresce a todos os segundos, portanto, não conta só estares presente, mas estares presente com qualidade! Esteja onde estiver o teu negócio, uses que plataforma usares, é importante que acompanhes a constante evolução do digital.
“(…) Se há algo que esta pandemia veio provar, é que a tecnologia e o digital são ferramentas indispensáveis para atenuar os riscos inerentes a uma situação de calamidade.”, disse Pedro Domingos, professor e investigador em Ciências da Computação na Universidade de Washington, na sua entrevista à revista Visão.
Desde clientes, a fornecedores e passando pela economia, o digital veio ganhar uma importância que dominou e acelerou todos os gestores e estes têm vindo a concentrar-se, cada vez mais, a sobreviverem ao chamado “novo normal”.
Ainda não é claro o comportamento do consumidor pós pandemia e segundo dados dos SIBS Analytics mostram que, mesmo no fim do estado de emergência, e ao contrário do que seria expectável, o consumo on-line nao diminuiu. À partida, os hábitos de consumo alterados durante esta pandemia, deverão manter-se ao longo do tempo.
Ninguém controla o amanhã, por isso as empresas necessitam de uma capacidade de gerir as incertezas e lidar com os novos modelos operacionais.
As empresas devem estar preparadas para alterar planos e decisões, anteriormente definidas, baseando-se em informações continuamente atualizadas sobre o que se passa à sua volta. Assim serás bem vindo ao “novo normal” no planeta Terra.