fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Duolingo: o mocho do marketing

O que é que fazes quando és o Diretor Creativo de uma app que ensina línguas às pessoas e alguém quer aprender uma língua fictícia?
Crias o curso dessa língua e toda uma campanha de marketing à volta da origem dela.

Foi isto que aconteceu ao Duolingo.

 

Se és fã de aplicações de línguas e elasticidade cerebral, o Duolingo não te deve ser desconhecido. James Kuazynski, no mês passado, recebeu uma mensagem no slack com a notícia que alguém verdadeiramente fanático por Game of Thrones estava a obrigar todos os convidados do seu casamento a aprenderem a língua da série, a chamada “High Valyrian”!

[Aposto que já estás mais feliz pelos casamentos onde tens ido, a não ser que sejas um dos convidados desta Thronian-cerimónia!]

Então, com o desafio em mãos, a marca criou um curso especial para os convidados e para todos os que querem aprender uma língua falada entre poucos fãs de Game of Thrones. Razões para correr bem? Combinar o curso com o lançamento da prequela, “House of the Dragon”, e aliar forças à HBO!

 

 

Já mais de meio milhão de pessoas está a tentar aprender esta língua inventada por David Peterson e chegar ao TOP 3 para ganhar vários prémios prometidos pelas duas empresas. E se fores subscriber da HBO tens direito a dois meses gratuitos da versão premium do Duolingo! Já estás a delirar com a notícia? Nós também não… mas todo este marketing que veio de uma mensagem sobre um casamento é genial.

Esta não é a primeira vez que o Duolingo aposta numa estratégia de marketing irreverente. A conta de TikTok na empresa já é mundialmente conhecida pelo conteúdo viral com a mascote famosa entre utilizadores. É difícil um mocho verde a fazer flirt com a Dua Lipa passar despercebido.

Com 4,8 milhões de seguidores e 92,5 milhões de likes, a conta é um verdadeiro fenómeno! E como é que isto aconteceu? Flicker. Flash. Flare. Explicando:

Conteúdo flicker: reativo, construído em trends e facilmente produzido. Publicado frequentemente. Ex.: trends
Conteúdo flash: proativo, formato consistente, produção de pouco esforço, publicado regularmente. Ex.: Episódios ocasionais
Conteúdo flare: interativo, campanhas de grande escala, engaging e interativas, uma a três vezes por ano. Ex.: hashtags challenges

 

Simples, certo? Se fizeres scroll na conta da app vais ver os inúmeros tutoriais sobre aprender línguas com o mocho verde, e, apesar de ser excelente conteúdo, não estava a ir ao encontro do objetivo da plataforma: entreter! Depois de várias tentativas o Duolingo encontrou a fórmula perfeita: Duo (mascote) + trends + tom engraçado = sucesso!

Também na sua app, o Duolingo deixa a sua mensagem bem vista: “Our mission is to develop the best language learning education in the world and make it universally available. Everyone can Duolingo.”. Se estás à espera que o próximo nível faça loading, há sempre uma mensagem para te motivar. O marketing não pára.

 

A aposta é um tom de sarcasmo e humor, “relatable content”, e honestidade. Quem tem as notificações da aplicação ligadas no telemóvel dificilmente perde um dia de “streak” com os alertas motivadores, ou desafiantes, das diferentes mascotes.

 

 

Criatividade, paciência e muita experiência deram ao Duolingo o boost para ser uma das aplicações de línguas com mais downloads em todo o mundo! Sem dúvida que o TikTok foi um impulsionador da marca, por isso se ainda duvidas que a tua empresa não pertence a esta rede social, talvez possas estar a perder potenciais clientes!

Arrisca, mesmo que não tenhas um mocho verde. Junta-te à próxima trend e voa!

Leave a comment

0.0/5

Go to Top

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.