Não tens dinheiro para investir em publicidade?
Não queres utilizar publicidade paga nos teus vídeos? És um forreta que gosta do desafio de crescer de forma orgânica? Tens um canal do Youtube com poucos subscritores?
Este artigo é para ti!
Mas antes de continuares a ler, subscreve o nosso canal do Youtube cheio de monstruosidades!
Tal como acontece no Facebook, Instagram e outros, é possível aumentar o público de uma conta no Youtube de forma orgânica, apesar de não parecer. São anúncios no início do vídeo, no fim, a meio, a meio do meio… uma autêntica videoception.
Com o número de utilizadores do Youtube a aumentar é normal que penses em ser um Youtuber ou em usar esta plataforma para crescer o teu negócio.
Então, aqui ficam umas dicas:
- Palavras chave ou keywords
Algoritmos, palavras, e rankings andam num casamento a três há muito tempo. Também como noutras plataformas, o algoritmo do Youtube tem em conta as palavras e expressões utilizadas, mas não são só as escritas! Para além do algoritmo ler, também ouve aquilo que dizes através de um sistema muito avançado – mas isso fica para outro post.
Começa pelo título. Usa palavras que estejam nas sugestões automáticas do Youtube. Se vais publicar uma receita de um bolo vê que título deves dar ao teu vídeo através do preenchimento automático na barra de pesquisa, e nos vídeos que estão mais altos no ranking.
Podes também recorrer ao Google Keywords planner, AnswerThePublic.com ou KeywordTool.io para determinares as palavras a usares!
- A qualidade importa
Sim, renderizar um vídeo 4K pode ser uma dor de cabeça, especialmente se o teu computador estiver num dia não, mas, melhor qualidade de vídeo significa ranking mais alto. A não ser que graves um vídeo rasca que vá viral.
Lembras-te destes tesourinhos?
- Descrições otimizadas
Tal como no título, as descrições dos teus vídeos devem estar no ponto. Com a escolha ideal de keywords, ou seja, aquelas que são mais utilizadas. E limita-te até 200 palavras, não cries descrições muito longas!
A descrição do vídeo não informa só a audiência sobre o que é o vídeo, mas também aos motores de pesquisa. De certeza que já fizeste uma pesquisa no google e apareceram-te vídeos como resultados, certo?
- Usa tags
Mais palavras, mais informação para o algoritmo, maior a probabilidade do teu vídeo ter um ranking mais alto.
Escolhe as palavras chave que melhor se relacionam com o conteúdo do teu vídeo. A combinação título, descrição e tags é o caminho para melhores resultados.
- Conta-nos sobre ti.
Não te esqueças de preencher a secção sobre, conta-nos quem és, sobre o que é o canal e convence a audiência a subscrever. Usa uma combinação de storytelling e keywords para agarrar a atenção. E adiciona sempre os links para as tuas outras plataformas e redes sociais!
- Legendas para ires além fronteiras!
Legendas e traduções têm mostrado ajudar no crescimento orgânico dos canais. Se podes traduzir os teus vídeos, fá-lo! E pensa também naqueles que gostavam de ouvir a tua voz encantadora e as tuas piadas, mas não podem. Se não queres contratar alguém para fazer linguagem gestual, começa a dar ao dedo. Há uma audiência à tua espera!
- Qual o valor do teu conteúdo?
Quando fizeres um vídeo pensa: porque deve alguém ver este vídeo? O que é que estou a oferecer? É um vídeo educativo, informativo, ou só de entretenimento?
Tem que haver uma razão para a audiência assistir ao que tens para contar. Há medida que ela for crescendo, mais facilmente vais perceber o tipo de conteúdo que querem ver. Entretanto, questiona-te: que valor tem o meu vídeo?
- Convida outros Youtubers!
Abre a tua casa, estúdio, espaço de criação e convida Youtubers a participarem nos teus vídeos. Tens por exemplo um podcast? Entrevista outros Youtubers ou convida um host para apresentar contigo o teu podcast!
Acaba por ser uma tática semelhante à do Marketing de Influencer, e podes fazê-la sem qualquer custo extra. Se a utilizares, partilha sempre os links dos teus convidados, é uma forma de criar uma relação na base da reciprocidade!
- Usa cartões
Já reparaste naqueles “pop-ups” que aparecem no canto dos vídeos? Chamam-se cartões de vídeo e funcionam quase como um hyperlink num blog post.
Podes usar os cartões para remeter a audiência para outros vídeos do teu canal, para o botão de subscrição, para o teu website, para uma sondagem, e muito mais. As possibilidades com cartões são imensas.
Estrategicamente podes usar os cartões de forma a remeter a audiência para os teus vídeos menos assistidos! Facilmente descobres essa informação nas estatísticas do teu canal.
- Cria um “end screen” com CTA
Os chamados “end screens” são uma espécie de créditos finais, mas com muitos call to action.
Botão de subscrição, link para vídeo anterior, recomendação de vídeo, botão para website, são vários os elementos que podes colocar neste ecrã de encerramento.
Se alguém assistiu ao teu vídeo e chegou ao “end screen” a probabilidade de subscrever o canal será mais alta. Uma técnica de crescimento orgânico quase infalível!
Agora, resta colocares em prática estas dicas e ter paciência. Os resultados irão aparecer!
Entretanto fica a conhecer o nosso PodCast e quem sabe, um dia serás o nosso Guest Youtuber!