Não, não é desse Cristiano! Mas há uma marca de cereais que diz ter o apoio e validação do Ronaldo, do Dwayne Johnson, da Serena Williams e muitas outras personalidades e atletas desportivos. Desempacotámos o marketing da nova marca de cereais que dá que falar.
Cereais surreais = campanhas de marketing surreais. Definitivamente sim.
Um post do Cristiano Ronaldo custa à volta $1.6 milhões, mas há quem consiga um desconto, ou melhor, de borla.
fonte: print adland.tv
A marca de cereais Surreal teve a brilhante ideia de encontrar pessoas “reais” com nomes de famosos, e pagar-lhes para experimentar os cereais, filmar as suas reações, e usar os seus testemunhos para criar cartazes que chamam a atenção a qualquer um.
fonte: print adland.tv
Ousadia não falta a esta empresa no Reino Unido, que com apenas um ano de existência conseguiu ter o mundo do marketing de olhos postos em si.
Já que somos de marketing, também nós, Black Monster Media, fomos analisar esta campanha para a discutir aqui contigo.
Vens daí?
Esta campanha seguiu o formato AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) muito utilizado no copywriting e que pode ser utilizado numa campanha publicitária em qualquer formato.
Atenção
O primeiro passo no quadro da AIDA é captar a atenção.
A Surreal fez isto com recurso ao nome de famosos isso já vimos, mas não só, utilizou também uma tipografia a negrito gigante. Resultado? Sem sequer lerem tudo, as pessoas param e prestam atenção ao anúncio após terem visto o nome da celebridade.
Interesse
Após ter a atenção da audiência, o passo seguinte é prender o interesse com uma forte USP, ou PUV em português (proposta única de valor) da mesma com destaque aos benefícios de cada produto.
“Dwayne Johnson adora-o. Muito bem, mesmo que ele não seja o verdadeiro Dwayne Johnson, porque é que um motorista de autocarro de Londres adora este cereal?”
Em letras mais pequenas vamos escrito “0g de açúcar” nos anúncios publicitários. Alguns também apresentam rótulos indicando elevado teor de proteínas e de fibras, e dando destaque aos benefícios únicos dos cereais Surreais.
Desejo
Depois de construir o interesse, o passo seguinte é criar desejo na mente dos consumidores e que o produto satisfaça desejos e aspirações da audiência.
Quem é a audiência da Surreal?
Os interessados em alimentos saudáveis. Por ser um cereal de baixo teor de açúcar, de alta proteína e fibra, provavelmente irão querer saber mais sobre a Surreal para a acrescentarem à sua rotina.
As pessoas gostam de atenção e gostam ainda mais que as façam rir, mesmo as que não estão no mercado de cereais. Esta campanha “ousada” é suscetível de ser partilhada nas redes sociais, ou de ser o próximo tópico de conversa entre amigos e familiares.
Acção
O passo final já sabemos qual é. Encorajar quem quer o produto a tomar uma ação específica para alcançar o resultado desejado de uma campanha. Como será de esperar, com relação a comprar o produto.
Não existe um CTA (chamada para a ação) explícita neste anúncio.
Mas conseguiu tornar-se viral. As pessoas falam sobre isto.
Ser Surreal é bom?
Muito se tem falado sobre esta campanha e outras que se seguiram na mesma linha da Surreal. Será que a marca consegue converter o seu público?
A marca Surreal consegue captar muito bem a atenção e interesse, mas não concretiza tão bem o desejo e a ação, e há o perigo de acabar por ser interessante só pela piada.
Mesmo com estas questões de clareza, a campanha destaca-se de forma brilhante. As ideias são inegavelmente boas e a personalidade da marca tem um enorme potencial criativo.
Resumindo, a consciencialização foi aumentada, não foi feito nenhum dano demasiado grave, o Ronaldo nem ficou assim tão chateado.
O melhor é que os resultados mostram que a maioria dos consumidores está aberta a experimentar ou comprar os cereais!
Digno de monstros, não?
Até para a semana!