Há cerca de um ano atrás uma amiga que sigo no Instagram enviou-me uma mensagem privada. Pedia-me por favor para a ajudar num concurso onde poderia ganhar um financiamento.
Assim que percebi que tinha de clicar num link desconfiei! E eu juro a pés juntos que não cliquei, mas a verdade é que no segundo a seguir perdi o acesso à minha conta, a foto de perfil já era outra e comecei a receber mensagens de todos os meus amigos a dizer que estavam a receber coisas estranhas da minha conta!
Há uns meses atrás, percebi que a minha avó estava a ser enganada pelo famoso Soldado da Síria e ainda ficou ofendida por eu lhe dizer tal coisa!
500€ mensais compensavam todos os elogios, planos futuros e “companhia”.
É com isto que estes artistas brincam. Mais do que perfis, são pessoas, sentimentos e 99% das vezes contas bancárias.
Agora, eu sei o que estás a pensar, que a minha avó se deixe enganar até é mais ou menos normal, mas como é que alguém que cresce e vive diariamente na internet cai nesta, não é?
Isto só prova que o roubo de identidade na internet acontece a todos, a qualquer hora do dia e em qualquer plataforma online.
O que é o roubo de identidade?
Qualquer informação que seja roubada para te representar ou defraudar, é roubo de identidade!
E como é que isto pode acontecer?
Phishing: nesta prática recebes um e-mail ou uma mensagem que pode parecer credível, como, por exemplo, do teu banco ou de uma associação respeitável. Tentam alarmar para algo mau que pode acontecer, a não ser que respondas, e normalmente contém um link ou um número gratuito. Somos enganados pela imagem de uma página super realista na qual vais cair acabar por colocar informações pessoais e/ou financeiras.
Software: Cuidado com os emails e as janelas de pop-up. Secretamente podem ser colocados softwares prejudiciais no teu computador que permite ter acesso a palavras pass ou números de conta.
Violações de dados: Através de seguros, hospitais, governos e outras bases de dados que são invadidas, os ladrões roubam milhares de informações pessoais.
Todas as indicadas são facilitadas com a informação partilhada nas redes sociais que, por vezes, é em demasia! Protege os teus dados, as tuas pessoas e a tua imagem.
Uma vez que isto aconteça, é muito difícil recuperar ou descobrir quem está por de trás do roubo de identidade, por isso a melhor técnica é a prevenção.
- Protege as tuas informações pessoais;
- Cria pins e palavras passe fortes e guarda-as bem guardadas;
- Protege as tuas contas e o teu crédito;
- Aumenta a segurança do teu computador.
Estas dicas aplicam-se a todas as plataformas que uses online, mas o Facebook ainda é a rede social com mais utilizadores, por isso deixamos-te os passos que deves seguir caso roubem a tua conta:
Quanto mais vida na internet tivermos, mais fraude vai existir por isso protege-te já.