fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Showcase Friday – Barbie

“ I did not think this doll could ever be this huge.” – Ruth Handler


Podes pentear o cabelo, mudar de roupa em qualquer lugar e criar todo um mundo de fantasia. Ela é rica, bonita e famosa, anda sempre na moda. Num mundo onde tudo é cor de rosa, já dizia a banda Aqua, “Life is your creation”.
Aliás, o slogan da famosa boneca, garante isso mesmo… “Be anything”.

Ruth Handler nasceu no seio de uma família judaica, da Polónia, que foi para os Estados Unidos muito cedo. Sendo a mais nova de 10 irmãos, nunca pôde frequentar a Universidade e começou a trabalhar como secretária.
Casou-se em 1938 com Elliot Handler. Após a 2ª Guerra Mundial, viviam com dificuldades financeiras na Califórnia, com 2 filhos.

A MATTEL surge em 1945. Ruth encorajou o seu marido Elliot a utilizar o seu talento no design para criar uma fábrica de brinquedos de plástico. Com Ruth a seu lado, a MATTEL prosperou ao longo dos anos.


O mundo dos brinquedos para as meninas dos anos 50 era muito limitado e constituído, maioritariamente, por bonecas de bebés. A visão da Ruth era que as meninas dos 50s não queriam crescer só para serem mães e donas de casa.
Ao perceber que a sua filha tinha poucas opções de brinquedos, enquanto a via a brincar com bonecas de papel, Ruth descobriu aí um buraco no mercado. Assim quis criar uma boneca que mostrasse às meninas tudo o que elas poderiam ser. O céu era o limite. Inspirada numa boneca alemã, surge assim a Barbie.

 
“My whole philosophy of Barbie was that, through the doll, the little girl could be anything she wanted to be. Barbie always represented the fact that a woman has choices.” – Ruth Handler 

A Barbie veio trazer uma ideia de emancipação. Enquanto que nós agora vemos na Barbie uma personificação da mulher como objeto, a ideia de Ruth era criar um brinquedo que refletisse a capacidade da mulher como um ser forte e independente.
A Barbie foi lançada nos mercados nas versões morena e loira e não foi bem aceite na altura. Mas depressa se tornou num ícone da moda e um símbolo da cultura Pop.

Ruth era inovadora e tinha a habilidade para antecipar. Enquanto que outras marcas de brinquedos publicitavam e encaminhavam todo o seu marketing para os pais, Ruth teve a ideia de colocar anúncios em canais infantis para chegar diretamente às crianças. Hoje em dia, nós vemos isso como uma banalidade, mas em 1955 foi uma novidade, um golpe de génio que mexeu com o dogma do marketing na altura.

 

“They were using the dolls to project their dreams of their own future as adult women.” – Ruth Handler

Barbara Milicent Roberts (AKA Barbie) foi vendida em mais de 150 países e já teve mais de 200 empregos.
4 anos antes do Homem pisar a lua, a Barbie astronauta foi lançada no mercado.
Em 1968 para apoiar a igualdade de direitos é lançada uma das primeiras bonecas negras (Christie) e em 1980 é lançada em diversas etnias. Já teve 35 tons de pele diferentes.
A Barbie trabalhou com grandes estilistas e casas de alta costura. Oscar de la Renta foi o primeiro a desenhar uma linha de roupa para a boneca. A seguir a ele, vieram muitos mais, entre eles Yves Saint Laurent e Karl Lagerfeld.

Em 1985 foi CEO para mostrar às mais pequenas que podiam alcançar os seus sonhos, e desde 1992 a Barbie candidata-se à presidência, sendo lançada durante as campanhas.

 

Em 2016, para melhor refletir o mundo como os mais jovens o veem, a Barbie surge com 3 tipos de corpos diferentes: com curvas, baixa e alta. Esta novidade colocou a Barbie na capa da Time.
Em 2018 surge a linha Role Models, inspirada em mulheres influentes do passado e presente. Frida Khalo, Serena Williams, Amelia Earhart, Ella Fitzgerald e Florence Nightingale são algumas das personalidades.
Existe uma cor Pantone com o seu nome – (Barbie Pink).
Ainda este ano irá ser lançado o filme da Barbie com Margot Robbie e Ryan Gosling nos papéis principais.

 

Mesmo estando um pouco em baixo, a Barbie continua a manter as suas aparências de uma vida bem sucedida. No seu instagram @barbiestyle conseguimos acompanhar a sua vida e as suas festas na praia de Malibu.

Leave a comment

0.0/5

Go to Top

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.