fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Showcase Friday – Beeple Crap

Não são obras “bonitas” no sentido emocional. São obras feias, incomodativas e difíceis de digerir.

Beeple Crap é o nome pelo qual o artista Mike Winkelmann, nascido a 20 de Junho de 1981, dá vida às suas obras digitais.

Pareceu-me o artista certo para partilhar nesta altura também ela feia. Acho que seria fácil partilhar Rembrant que nos lembra de como é bonita a natureza e o mundo em que vivemos, mas não acho que seja isso que precisamos neste momento.

 

Fomos ensinados que a guerra é um evento longínquo, um pedaço de história que, seres humanos menos evoluídos que nós, trouxeram sobre si próprios. Fomos ensinados que a guerra é um jogo de computador onde passamos as noites de quarentena a jogar com os nossos amigos.

 

 

Esta não é uma altura para relembrar Rembrant, esta é uma altura “Beeple Crap”. Não nos devemos esconder atrás do medo, nem nos refugiarmos na ilusão de que o mundo são só paisagens tão bonitas que nos tiram a respiração.

Devemos enfrentar o facto de que o mundo é também palco de atrocidades mudas onde os seus protagonistas, nós, são capazes das ações mais barulhentas e inimagináveis que Hades poderia conjurar.

Enquanto escrevo este texto, 1 milhão de ucranianos escondem-se nas estações de metro com os seus cães, filhos e avós enquanto as bombas estremecem a superfície e tornam as luzes intermitentes.

 

 

Esta não é uma altura bonita.
Mas também não pode ser uma altura de medo.

Não devemos incentivar a guerra, mas não podemos fingir que não existe.

Assim como a escuridão das obras de Beeple, também nós devemos abraçar o lado escuro da vida e levantarmo-nos perante a ameaça da ganância humana. Esta é uma altura para sermos corajosos, para nos colocarmos ao lado dos ucranianos na luta contra a autocracia.

“Bad guys don’t take days off, how can i?”

 

Fomos relembrados da pior parte do ser humano, que existe e sempre existiu, de madrugada, enquanto dormíamos nas nossas casas com aquecimento central, no doce abraço dos que mais amamos.

Agora não é altura para sofrermos junto deles, para sentirmos pena de nós próprios e ficarmos imóveis e inertes.

Agora é altura de falarmos, de erguermos as costas para garantirmos que os amores da nossa vida não tenham que esperar que a morte chegue num túnel subterrâneo.

Esta é uma altura Beeple Crap, que exige que reconheçamos a parte feia da vida e que a abracemos, que a respiremos e utilizemos como alimento para lutar por tanto que tomámos como garantido.

Para que assim, um dia, voltemos a partilhar Rembrant.

Leave a comment

0.0/5

Go to Top

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.