fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Showcase Friday – Gorillaz

A banda Gorillaz acaba de anunciar que irá lançar o seu álbum “Cracker Island” no próximo ano, este será o oitavo álbum da banda que com certeza terá o mesmo ou mais sucesso que os anteriores, digo isto com base no single deste álbum que foi lançado em Junho deste ano.

 

Para quem não conhece os Gorillaz, esta banda já existe há uns bons anos, foi criada em 1997, em Inglaterra, por dois colegas de quarto Damon Albarn e Jamie Hewlett.

Damon é responsável pela parte musical da banda e Jamie pela parte gráfica e ilustração desta. Damon era vocalista da banda “Blur” e Jamie era conhecido por ser o criador da banda desenhada “Tank girl”

A banda Gorillaz é provavelmente uma das minhas bandas preferidas, não apenas pela a sua música mas pelo que a banda representa.

A banda foi criada como crítica social à cultura pop da altura. Os dois criadores consideram que o que passava na televisão, principalmente na MTV era maioritariamente conteúdo sem substância, os artistas pareciam manufaturados e falsos.

Por isso, decidiram criar uma banda fictícia como crítica a padronização da indústria musical, afinal o que poderia ser mais falso então, do que uma banda feita de desenhos animados? Com membros da banda ilustrados (manufacturados), mas com personalidade e background story.

Todas as gerações tiveram os seus próprios ícones, sejam eles atores de cinema ou artistas musicais. Mas o que todos estes ícones têm em comum é que a representação deles para a sua audiência não é a verdadeira representação deles mesmos, o que cria uma falsa idolatração, ou seja idolatramos algo que tecnicamente não é real. E é isto que destaca os Gorillaz dos outros, porque sabemos à partida que esta banda realmente não existe, mas ao mesmo tempo existe para quem os aprecia.

Os Gorillaz tiveram diversas campanhas que fundamentam a sua existência e realçam a sua ironia perante a cultura pop. Uma das campanhas era “Reject false icon”.

Para além disto, a banda nunca seguiu um estilo e gênero musical único, sempre diversificou o seu repertório desde da pop alternativa, hip-hop, electrónica até à música latina, sem mencionar a integração de diversos artistas musicais igualmente com estilos diferentes do que as pessoas na altura estavam habituadas a ouvir.

Mas isto não é o único facto que torna esta banda única e especial. Imaginar que em 1997, ano em que a internet era um rumor, os telemóveis pareciam tijolos e os dados eram partilhados através de uma disket, duas pessoas tiveram a ideia de criar uma banda virtual, ou melhor, a banda virtual mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records.

Os Gorillaz foram pioneiros em diversas áreas da tecnologia no mundo artístico, sendo esta vista como uma banda futurista. O seu primeiro espetáculo ao vivo foi feito através da utilização de imagens tridimensionais, dando uma sensação de realismo à audiência e mais tarde incluíram hologramas nos seus espetáculos, sendo os pioneiros nesta área em 2005.

Deixando agora de parte a história real do começo da banda, vamos falar sobre como a banda começou no ponto de vista dos membros da banda.

Como eu tinha referido anteriormente, cada membro tem a sua história, personalidade e todos eles têm a sua versão de como entraram na banda Gorillaz.
Estas pequenas histórias são ilustradas no videoclipe da banda, nas short-animation e nos fabulosos comentários do Murdoc.

Para quem não sabe a banda é constituída por 2-D o vocalista e teclista, Murdoc o baixista, Noodle a guitarrista e Russel na bateria.

E a história da banda começa assim…

Em 15 de agosto de 1997, Stuart Harold, um entusiasta no teclado e funcionário part-time do “Uncle Norm’s Organ Emporium” é atingido por um carro numa tentativa de assalto. O assaltante era Murdoc Niccals, um satanista com o objetivo de roubar equipamentos de sintetizador para criar a sua banda de topo.

O acidente resultou na permanente lesão no olho esquerdo de Stuart e no seu estado de coma. Murdoc é sentenciado a 30.000 horas de serviço comunitário e 10 horas a cuidar de Stuart.

Pouco tempo depois deste acontecimento, Murdoc entra em outro acidente. Numa tentativa de impressionar mulheres, Murdoc tenta fazer o pino com o seu carro,com Stuart ao seu lado. Na rotação inicial do carro Stuart é violentamente projetado pelo parabrisa, acabando por lesionar o seu olho direito e acordando do seu coma.

Murdoc gosta do novo visual do Stuart e dá-lhe a alcunha de 2D, convencendo este a entrar na banda. Em setembro do mesmo ano, Murdoc adquire a propriedade do kong studio, um estúdio assombrado situado no topo de uma colina no meio de um cemitério e de um aterro em Districtshine, Essex.

Algum tempo mais tarde, Murdoc sequestra Russel de uma loja de discos em Soho, pondo-lhe um saco na cabeça e levando-o a Kong Studio. Após ver as suas capacidades na bateria, Murdoc e 2-D convencem Russel a entrar na banda.

Russel era um nativo da classe média de Nova Iorque, foi expulso de uma escola particular por sofrer de possessão demoníaca. O trauma provocado pela possessão levou ao coma de 4 anos, o qual foi despertado por um ato de exorcismo . Após a sua recuperação, Russel começa a frequentar Brooklyn Hight School, onde cultiva rapidamente amizade com um grupo de rappers, Djs e MCs e músicos de rua. Referindo que o hip-hop salvou a “sua” alma. Contudo, todos os seus amigos foram brutalmente assassinados num tiroteio à noite. Russel, sendo o único sobrevivente, torna-se receptáculo para os espíritos dos seus amigos, incluindo o conhecido fantasma azul da rima, Del. Com a posse latente do seu corpo, Russell ganhou incríveis proezas musicais de percussão, rap, hip-hop, bem como a cor perturbadora dos seus olhos.

A este ponto, o que faltava na banda era um guitarrista. O primeiro guitarrista da banda foi a namorada de 2D, Paula Cracker, mas foi logo demitida da banda depois de 2-D descobrir a traição entre ela e Murdoc. Desgostoso com isso, Russell quebra o nariz de Murdoc cinco vezes. Como tantas bandas britânicas, os Gorillaz decidiram colocar um anúncio na NME, no mesmo dia que um veículo de carga da FedEX do Japão foi entregue à porta do estúdio, de onde sai uma misteriosa menina com amnésia, segurando uma Gibson Les Paul. A menina faz uma introdução incompreensível em japonês e rasga “um riff para acabar com os todos os riffs” que impressiona os restantes membros da banda . Ela curva-se e diz apenas uma palavra compreensível: “Noodle”.

E este foi o começo desta banda, porém a história não termina aqui, o Murdoc foi preso diversas vezes, Noodle volta para o Japão e Russell vira um gigante. Como? Isto terão que descobrir por vocês mesmos.

Para mais informação sobre a criação por detrás dos bastidores desta banda aconselho a visualização do documentário bananaz:

Os Gorillaz fizeram até hoje um exelente trabalho, a minha música preferida é possivelmente “On Melancholy Hill”, e a tua?

Leave a comment

0.0/5

Go to Top

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Vamos a Isso?

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.