Este projeto tem como objetivo principal apresentar um retrato biográfico do atleta de ciclismo adaptado Telmo Pinão, que é desafiado a apresentar-se num documentário, na sua pura essência.
Desde cedo, surgiu em mim o desejo de concretizar este projeto, dado conhecer a história de vida deste atleta e rever-me nos valores pelos quais ele se rege para ultrapassar obstáculos que o ciclismo adaptado enfrenta em Portugal; por outro lado, tenho igualmente como objetivo e motivação, acreditar que com este projeto, possa ajudar este atleta a dar-se a conhecer, não só ao público em geral, mas também a entidades patrocinadoras em particular; para o desenvolvimento deste Projeto, inspirei-me em alguns programas televisivos, elaborando o documentário.
Telmo João Pinão, Atleta Paralímpico de Ciclismo Adaptado, nasce a 4 de Novembro de 1979, na freguesia de Pereira do Campo, Montemor-O-Velho.
Aquele que viria a ser o primeiro atleta da história a subir ao ponto mais alto de Portugal sem uma perna. Alcançar um título nacional. Chegar aos Jogos Paralímpicos.
Foram já dois objetivos cumpridos pelo ciclista de Montemor. Desde cedo sentiu o pulsar da veia do desporto. Praticou ténis de mesa, basquetebol, atletismo e motociclismo. Aos 22 anos tem de reaprender e a readaptar-se aos seus sonhos. Um grave acidente fez com que lhe amputassem a perna esquerda.
Seguiram-se seis meses de adaptação à prótese, mais outros tantos de reabilitação no ginásio. Inicia a prática do Karaté, onde esteve durante 5 anos. Em 2008, descobre o BTT que funcionou como rampa de lançamento para o desporto de alta competição. Em 2016, participou nos Jogos Paralímpicos Rio De Janeiro.
No presente e após participação na Taça do Mundo de Estrada da UCI (Maio 2018) e no Mundial de Paraciclismo (Itália, Agosto 2018), onde ficou em 8º colocado na prova de fundo da classe C2, foi integrado na preparação para os Jogos Paralímpicos de 2020 em Tóquio.
PAP (Prova de Aptidão Profissional) Curso Profissional de Multimédia
Ano: 2019
Deixo o vídeo para poderem ver todo o percurso de que falei deste atleta incrível com uma história inspiradora, Telmo Pinão: